Sobre
Apneia do Sono
Dispositivo intra oral
Aparelho CPAP
A apneia obstrutiva é marcada pelo fechamento total ou parcial das vias aéreas superiores por alguns segundos, fazendo com que a pessoa pare de respirar enquanto dorme.
Alguns sinais são típicos da apnéia: o ronco, paradas visíveis na respiração durante o sono e sonolência excessiva diurna.
O indivíduo com apneia do sono raramente percebe que tem dificuldade para respirar durante o sono e, por esse motivo, a doença geralmente passa despercebida ao longo de vários anos até o seu diagnóstico. Em muitos casos, a suspeita da doença é levantada por outras pessoas que observam os episódios de apneia ou devido aos seguintes sintomas que podem ser observados:
- Ronco alto e interrompido
- Sono agitado
- Engasgos noturnos
- Sonolência excessiva durante o dia
- Despertares frequentes
- Levantar-se para urinar à noite
- Pesadelos
- Sono não reparador
- Fadiga crônica
- Dor de cabeça pela manhã
- Irritabilidade
- Apatia, depressão
- Dificuldade de concentração
- Perda de memória
- Impotência sexual
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico da apneia do sono é feito através de um exame chamado polissonografia que é realizado à noite, em um laboratório do sono, sob a supervisão de técnico capacitado.
Atualmente esse exame tem sido realizado no próprio domicílio do paciente através de aparelhos portáteis e tem facilitado bastante a adesão do paciente ao exame.
TRATAMENTO DA APNEIA DO SONO
O tratamento mais eficaz atualmente para ronco e apneia do sono é:
*. O ronco sem apneia, bem como a apneia do sono leve e moderada pode ser tratado com o uso de dispositivos intraorais confeccionados por dentistas habilitados na área, que avançam a mandíbula durante o sono (placa oral
*. O tratamento mais eficaz para os casos de apneia do sono grave consiste no uso do aparelho chamado CPAP (do inglês, Continuous Positive Airway Pressure).
* Alguns pacientes podem se beneficiar de algum tipo de cirurgia aplicada ao nariz e/ou à garganta. Em todos os casos, o paciente deve ser cuidadosamente avaliado por médico especialista em distúrbios do sono para indicar o tipo de tratamento.
ODONTOLOGIA DO SONO
A odontologia do sono é uma área que permite ao dentista atuar no tratamento dos distúrbios do sono.
O profissional, capacitado para interpretar uma polissonografia, pode identificar, prevenir e tratar ronco comum, bruxismo, e apneia.
Os aparelhos intraorais, confeccionados pelo dentista do sono, são de fácil adaptação e eficazes, principalmente em apneias leves a moderadas e ronco simples.
O tratamento envolve também alterações comportamentais para a obtenção dos melhores resultados.