Cromatógrafo

Atualmente pode-se medir o hálito da seguinte forma, através do teste organoléptico ou do cromatógrafo. O cromatógrafo, aparelho de alta tecnologia, que me a concentração dos derivados de enxofre na boca, avalia a intensidade do problema. Ele permite acompanhar a evolução do tratamento. O OralChroma é um cromatógrafo gasoso portátil, usado em consultórios dentários e médicos que detecta e quantifica os compostos sulfurados voláteis CSV (sulfidreto, metilmercaptana, dimetilsulfeto), responsáveis pela causa da halitose.

Através deste aparelho podemos medir o hálito, identificar a causa e monitorar a eficácia do tratamento realizado. No momento da medição os dados são transferidos para o computador em forma de gráfico visualizando as medidas e o julgamento deste resultado. Desta forma, temos condições de avaliar melhor o hálito do paciente, o que é importante para o paciente, pois ele poderá ver em números, como está o seu hálito (normal ou alterado).

Características do Cromatógrafo

· Fabricado no Japão para identificação dos gases sulfidreto, metilmercaptana, dimetilsulfeto.

Esses gases são eliminados pela boca na presença de saburra lingual, doença periodontal, fatores sistêmicos

· A concentração desses gases é visualizada neste aparelho em unidades de ng/10ml (nanograma / 10ml ) e ppb ( partes por bilhão)

· É uma medida precisa no método simplificado de gasometria cromatográfica

· Sua estabilidade não é alterada pela temperatura nem umidade

· A leitura do exame é realizada em curto espaço de tempo (8 minutos).